Table of Contents
Quais as principais características do Barroco em Portugal?
► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.
Quais as características da Barroco?
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Além disso, é marcante o uso das figuras de linguagem como a metáfora, inversões, hipérbole, paradoxo e antítese.
Quais os principais autores e características do Barroco em Portugal?
O barroco europeu tem em Portugal e na Espanha seus principais centros culturais.
- Principais autores de Portugal.
- Sermões, cartas, prosa religiosa e moralística: Padre Antônio Vieira, Padre Manuel Bernardes, Francisco Manuel de Melo, Maria Alcoforado;
- Poesia e novela: Francisco Manuel de Melo;
Qual era o contexto histórico do Barroco em Portugal?
O Barroco em Portugal desenvolveu-se entre os anos de entre 1580 e 1756. Esse estilo artístico teve seu início marcado pela unificação da Península Ibérica sob o domínio espanhol (1580). Deste modo, o Barroco em Portugal surgiu em um contexto de dúvidas no campo religioso e desenvolvimento da ciência.
Quais são as características do barroco em Portugal?
O Barroco em Portugal teve início 1580, com a morte do escritor português Luís de Camões, e fim em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitânia. Esse estilo literário, também é chamado de Seiscentismo (por ter iniciado no final do século XVI), é posterior ao Classicismo e anterior ao Arcadismo (Setecentismo).
Qual o representante mais importante do barroco em Portugal?
padre Antônio Vieira
O Barroco Literário em Portugal teve como maior representante o padre Antônio Vieira e suas obras “Sermões”, escritas em estilo conceptista.
Como era chamado o Barroco em Portugal?
Qual o contexto histórico em que surge o barroco?
Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina. O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.
Qual é o contexto histórico do barroco no Brasil?
O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 1601 a 1768. O estilo chegou ao país após seu surgimento na Europa, no século XVI, e teve como marcos históricos a Reforma Protestante e a Contrarreforma. As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo.
Quais as características do Barroco na literatura?
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Quais são as características gerais do Barroco em Portugal?
Características gerais do Barroco em Portugal Na tentativa de recuperar o seu poder, no século XVIII, a Igreja Católica reagiu com uma Contrarreforma que tinha como objetivos: conter os ideais promovidos pela Reforma Protestante, recuperar o teocentrismo (Deus no centro de todas as coisas) medieval e promover a expansão da fé católica.
Qual a primeira manifestação artística do Barroco?
Esta, do arquiteto Giacomo Barozzi da Vignola, é considerada a primeira manifestação artística do barroco. Fonte: wikimedia. O estilo Barroco nasce em Roma, centro da vida artística e sede do governo pontifício, nos finais do século XVI até ao XVIII e o seu termo, do português “pérola irregular”, designava um tipo de pérolas encontradas no Oriente.
Qual é o Barroco como estilo arquitectónico?
O Barroco como estilo arquitectónico exige dinheiro que Portugal não tinha, após a perda do nordeste do Brasil para os holandeses e a sua independência para a Espanha.
Quais são as construções barrocas no norte de Portugal?
No norte de Portugal as construções barrocas são numerosas. Com mais população e maiores recursos económicos, o norte, nomeadamente as zonas do Porto e de Braga, assistiu a uma renovação arquitectónica, visível numerosa lista de igrejas conventos e palácios da aristocracia.